abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Concurso O Quilo é Nosso valoriza restaurantes e premia criatividade e boas práticas gastronômicas

  • PUBLICADO EM: 18/07/2025
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Restaurantes a quilo têm até agosto para participar da disputa nacional; o concurso tem três etapas e conta com voto popular e júri técnico

Concurso valoriza comida a quilo e dá visibilidade a restaurantes em todo o Brasil. Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do concurso O Quilo é Nosso, evento da Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa, no qual concorrem restaurantes que operam no modelo a quilo, um formato tradicional na cultura alimentar brasileira. O concurso é voltado a estabelecimentos de todo o país e recebe inscrições até o dia 21 de agosto, no site do evento.

Com o tema “Comer e votar: é só começar”, a edição de 2025 convida os estabelecimentos a refletirem sobre o papel da alimentação como um ato de escolha consciente, seja na hora de montar o prato ou de valorizar ingredientes, produtores e práticas sustentáveis.

“A comida a quilo no Brasil é um modelo vencedor e tradicionalmente nosso, que alimenta milhões de brasileiros diariamente. O concurso O Quilo é Nosso é o único no Brasil que promove e valoriza esses estabelecimentos, elevando o nível de sua gastronomia”, afirma Lucas Pêgo, líder de Desenvolvimento da Abrasel.

“O evento prestigia esse modelo de negócio e dá o destaque que a Abrasel quer projetar sobre ele. A revista Prazeres da Mesa é a principal autoridade de informação da gastronomia no nosso país, e essa parceria reflete o valor que a comida a quilo tem.”

Os pratos inscritos passarão por três etapas de seleção: primeiro, o voto popular, junto ao voto de um júri técnico, define quais restaurantes concorrerão ao título estadual; em seguida, outro júri especializado decidirá os finalistas de cada estado, que seguem para a última etapa; por fim, durante o evento Mesa ao Vivo – São Paulo, os vencedores estaduais se enfrentam na grande final nacional, diante de um novo júri técnico.

Mais que uma competição gastronômica, O Quilo é Nosso é uma vitrine de alcance nacional. José Tavares, campeão da última edição com o restaurante Framboá (PB), destaca como o concurso foi transformador para seu negócio:

“Desde o começo da competição, o meu prato foi muito elogiado. Divulgamos bastante, recebemos muitos comentários positivos e estar na final foi uma alegria imensa. Misturamos o doce, o salgado e o crocante para representar bem a nossa terra. Levamos esse prato com emoção, e ele foi abraçado pelo público e pelos jurados”, relembra.

A conquista do título nacional é apenas uma das recompensas. Ao longo do concurso, os participantes ganham visibilidade em suas regiões, fortalecem o vínculo com os clientes e compartilham a essência da sua culinária com um público mais amplo.

“A visibilidade foi enorme. Participar da final foi uma experiência que levaremos para sempre. Se você tem um prato especial, faça o seu melhor e venha se divertir. É uma oportunidade de representar bem o seu estado e levar um pouco da sua história para o Brasil inteiro”, finaliza o empreendedor.

Para mais informações e para realizar a inscrição, acesse: https://www.oquiloenosso.com.br/

Serviço

O Quilo é Nosso

Realização: Abrasel
Patrocínio: Coca-Cola Brasil, Pluxee, Rational e Caixa
Apoio: Glasart e Nogueira Brinquedos
Parceria: Mundo Mesa

Inscrições: 30/06 a 21/08
1ª fase (voto popular + júri técnico): 16 a 26 de setembro
2ª fase (júri técnico estadual): 1º a 10 de outubro
Final nacional: a definir

Mais informações: oquiloenosso.com.br

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Notícias Relacionadas

Aumento de tributação para fintechs pode prejudicar os pequenos negócios do setor

Vendas em bares e restaurantes registram queda 3,7% em junho, segundo Índice Abrasel-Stone

Venda de vinhos revela perfil diversificado e oportunidades de crescimento

Comentários

Últimas Notícias

Aumento de tributação para fintechs pode prejudicar os pequenos negócios do setor

Vendas em bares e restaurantes registram queda 3,7% em junho, segundo Índice Abrasel-Stone

Venda de vinhos revela perfil diversificado e oportunidades de crescimento

Evolução do delivery no Brasil é tema de painel no 37º Congresso Abrasel; saiba como participar

Retorno do horário de verão é alternativa à sobrecarga do sistema elétrico

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados