Esse foi o norte da palestra do campaigner da Sociedade Vegetariana Brasileira, Elton Bastos, no Fórum Gestão à Mesa
Segundo dados do Ibope, o número de vegetarianos no Brasil dobrou em pouco mais de seis anos. Em 2012, cerca de 15,2 milhões de pessoas (8% da população) não comiam carne. Em 2018, cerca de 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos. São cerca de 29,2 milhões de vegetarianos no País. São números que não podem ser ignorados por empresários de bares e restaurantes e foi justamente para falar sobre essa tendência que Elton Bastos, campaigner da Sociedade Vegetariana Brasileira, e Maria Cermelli, sócia do Sushimar Vegano, subiram ao palco do Fórum Gestão à Mesa na tarde dessa quinta-feira (13), em São Paulo.
“Há um mito de que o vegetariano é meio hippie e não gasta muito com comida, o que é uma completa inverdade”, afirmou Maria. Sócia do primeiro sushibar vegano do Brasil, ela também empreende com outros restaurantes e afirma que o custo de mercadoria vendida (CMV) em sua casa vegana gira em torno de 20%, número muito menor que um CMV de um restaurante convencional, que está na casa dos 35%. “Inclusive minha casa vegana vende mais drinks que a convencional, o que derruba outro preconceito sobre vegetarinos e veganos não beberem”.
Para Elton, não precisa necessariamente o empresário montar um estabelecimento 100% vegetariano ou vegano, mas é importante incluir opções para esse nicho e atrair novos clientes.
Segundo o estudo do Ibope, 55% dos entrevistados consumiriam mais produtos veganos (sem nada de origem animal) se houvesse uma melhor sinalização nas embalagens. Se os produtos veganos tivessem o mesmo preço dos produtos de origem animal que eles estão acostumados a consumir, 60% dos entrevistados daria preferência a eles na hora da decisão de compra. Nas capitais, o percentual de entrevistados que daria preferência aos produtos veganos se eles tivessem o mesmo preço dos demais chegou a 65%.
Sobre o Fórum Gestão à Mesa:
Organizado pela Abrasel em parceria com a Fispal Food Service, o Fórum Gestão à Mesa é o maior evento de conhecimento e inteligência em gestão para o setor de alimentação fora do lar no Brasil. O patrocínio é da Cielo, iFood Shop e Closeer. Em 2019, são mais de 25 nomes de peso que conduzem os temas, divididos em três palcos simultâneos: gestão e estratégia de negócio, marketing & digital e tendência e inovação. Os participantes escolhem quais paineis e palestras oferecem os conteúdos mais relevantes para o sucesso de seus negócios. Acompanhe o site e as redes sociais da Abrasel e confira a cobertura em tempo real.
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