abrasel

Nesta fase do festival, os pratos serão comercializados na forma de menu degustação com uma programação totalmente aberta ao público



Em sua etapa final no Rio Grande do Norte, o Festival Brasil Sabor chega à Arena das Dunas, em Natal, com uma programação totalmente aberta ao público. A segunda fase da 14ª edição do evento promovido pela Abrasel no RN acontece nos dias 6, 7 e 8 de junho, em uma grande estrutura montada no Lounge Hospitalidade do estádio. Os estandes dos 13 restaurantes e das três docerias participantes serão montados em uma área de 1.718 m², totalmente climatizada, com vista para o gramado e varanda de 320 m², além de estrutura de bares, banheiros, palco e espaço kids.

Os participantes desta edição e seus respectivos pratos são: Blackitchen (“Zezinho”), Carioca Burger Artesanal (“São Cristovão), Chopp & Camarão (“Camarão Camará”), Con Xin China (“Frango à ConXinChina”), Essência de Pizza (“Murzillo de Costela Suína”), Kojin (“Poke Kojin”), Massa Fina (“Potengi com massa de batata doce”), Parmegianno’s (“Arrocha Potiguar”), Pittsburg (“Pitts Sol Premium”), Famiglia Reis Magos (“Penne à Moda do Chef”), Taboleiro (“Linguiça Caprichada”), Rapadura (“Raparicó”) e Takami (“Sushi Potiguar”). E ainda Caroli Douces, Crooks Cookie Shop e Suisse Bronwie.

Nesta fase do festival, os pratos serão comercializados na forma de menu degustação, ao preço de R$ 15,00, em todos os restaurantes. Mas vale lembrar que até o último dia da programação (9), os pratos permanecem nos cardápios dos próprios estabelecimentos. A programação musical desta 14ª edição terá Cléo Lima Trio, na quinta-feira (dia 6/6); Luciano Viannah, na sexta-feira (dia 7/6) e Leonardo Silva, no sábado (dia 8/6). MPB e Pop Nacional.

O presidente da Abrasel no RN, Artur Fontes, observa que o festival foi criado para suprir as dificuldades enfrentadas pelos restaurantes em épocas de entressafra e de enfraquecimento da economia nacional, e para fomentar novas possibilidades de mercado. Ele também comenta o ato de o Brasil Sabor contar com representantes de várias regiões do país. “Então, por si só, isso já é de grande importância, por movimentar o Brasil como um todo, com suas diferenças e seu tamanho.”

Artur Fontes também exalta a parte gastronômica do festival. “Tem sido feito um trabalho de resgate, meio que de slow food mesmo, em relação às campanhas que têm sido criadas pelo Brasil Sabor; a valorização de ingredientes regionais, a valorização dos produtores locais. Acho isso de grande importância.”

Os números do Brasil Sabor em Natal são bastante positivos. Tomando como base os últimos três anos: em 2016, o festival contou com a participação de 13 restaurantes que, juntos, registraram a marca de 12.400 pratos comercializados, para um público médio de oito mil pessoas. No ano seguinte, houve um pequeno recuo; com a participação de nove estabelecimentos, 3.800 pratos vendidos e um público de 3.500 pessoas em média. Já em 2018, foram 11 participantes, comercialização de 7.200 pratos, para um público de 5.800 em média durante os dias do evento. Este ano são 16 participantes.

SERVIÇO:
Festival Brasil Sabor
Quando: De 16 de maio a 9 de junho
Onde: Restaurantes associados (até 9/6) e Arena das Dunas (dias 6, 7 e 8)

Comentários