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A ABAD vai lançar na próxima semana, junto aos parceiros da indústria, uma campanha nacional para minimizar o impacto econômico da suspensão de atividades dos bares e restaurantes em razão das medidas de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus. Denominado AVANTE FOOD SERVICE BRASIL, o movimento tem o apoio da Abrasel, Aderj (Associação Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro), IFB (Instituto Food Service Brasil), Sindrio (Sindicato de Bares e Restaurante) e de líderes regionais da ABAD.

O segmento de alimentação fora do lar é um dos mais atingidos pela crise provocada pela Covid-19. O tamanho real do impacto financeiro ainda não pode ser dimensionado com exatidão, mas sabe-se que, depois de três meses de portas fechadas, dos cerca de 1 milhão de estabelecimentos espalhados pelo país, pelo menos 20% não devem reabrir seus negócios; e 80% vão tentar retomar as atividades com uma queda brutal no faturamento.

“É necessário agir e se solidarizar de forma colaborativa com a situação de um segmento que emprega milhares de pessoas e possui outras centenas de empresas que dependem da sua sobrevivência”, pondera Emerson Destro, presidente da ABAD, lembrando as 27 filiadas estaduais da ABAD também devem se juntar ao movimento.

A ideia inicial de oferecer apoio ao segmento partiu da Aderj, que procurou a ABAD para discutir maneiras de auxiliar bares e restaurantes neste momento de retomada. O segmento, além de vital para economia do país, é também um importante canal de vendas do setor atacadista e distribuidor.

A proposta de apoio foi debatida com a Abrasel, que tem atuado de forma incansável na busca de soluções para mitigar os efeitos da crise no segmento, IFB e SINDRIO. Dos encontros nasceu o consenso de criar um movimento nacional em prol de bares e restaurantes para o equilíbrio de toda a cadeia.

“Ao apoiar bares e restaurantes estamos protegendo toda a cadeia. Não podemos cruzar os braços e deixar o segmento simplesmente afundar. Trata-se de uma ação colaborativa que vai preservar milhares de empregos”, afirma Joilson Maciel Barcelos Filho, presidente da Aderj e líder da ABAD na Região Sudeste.

A indústria fornecedora do setor será convidada a abraçar essa causa para permitir que os estabelecimentos tenham condições mínimas de retomar as atividades e fazer frente às suas despesas, por meio de medidas como:

• Concessão de prazo adicional para pagamento nas primeiras compras na reabertura do estabelecimento;

• Doação de enxoval/kit de reabertura com produtos essenciais ao início das atividades e recomposição do estoque dos operadores;

• Doação de kit de proteção e higienização para atendimento aos clientes e empregados;

• Incentivos comerciais, promoções packs, bonificações nos itens de maior representatividade para o setor;

• Criação de kits para promover a sistemática de DELIVERY dos operadores;

• Entre outras ações.


Dessa forma, a rede de atacadistas e distribuidores, que atende operadores de food service em todo o Brasil, com 60% ou mais do seu faturamento voltado ao segmento, poderá repassar preços, prazos e promoções.

“A Abrasel recebe com grande alegria a iniciativa da ABAD, por meio da qual o setor atacadista e distribuidor se solidariza com um dos segmentos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, que precisará do apoio de toda a cadeia produtiva, bem como do poder público, para se manter estruturado e voltar a cumprir seu papel na economia e gerar empregos. Entendemos que esta ação pode dar uma contribuição relevante neste momento tão desafiador para nossa atividade”, comemora Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

As indústrias interessadas em contribuir para o movimento podem esclarecer suas dúvidas com o superintendente executivo da ABAD, Oscar Attisano, pelo telefone 11- 99105-1356 ou pelo e-mail oscar@abad.com.br

Fonte: ABAD

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