Marcelo Ramanauskas, da DDWB Agência Digital, participa do Fórum Gestão à Mesa falando sobre os principais pontos de atenção para bares e restaurantes com foco no Facebook, Instagram e Google
O início da tarde no Fórum Gestão à Mesa foi marcado por uma novidade no evento: a programação cresceu para três palcos com conteúdos silmultâneos, dando a opção para os empresários de passear pelos temas que maior se adequem a cada modelo de negócio.
Marcelo Ramanauskas, ‘executive Business’ da DDWB Agência Digital, empresa especializada em soluções de marketing digital, abriu o palco 2, que tem como mote Marketing & Digital. Ele trouxe para os participantes seis dicas práticas de como atuar e se posicionar em perfis empresariais nas redes sociais.
Com mais de 20 anos de atuação no segmento de marketing digital e cerca de 110 clientes ativos pela DDWB, Marcelo indica três canais principais para o setor da Alimentação Fora do Lar: Facebook, Instagram e Google. De acordo com o palestrante, o Facebook apresenta hoje cerca de 330 milhões de usuários ativos no país, sendo a 3ª maior rede social, e o Instagram pouco mais de 57 milhões de usuários, sendo atualmente, a preferida pelos brasileiros.
Confira as seis dicas principais para produção de conteúdos nas duas redes:
1) Conheça o seu público e o mercado;
2) Construa uma boa grade de programação;
3) Aposte em textos persuasivos e didáticos;
4) Diversidade de formato de imagens e ou vídeos;
5) Defina campanhas assertivas;
6) Relacione-se com o seu público.
Para conhecer bem o público, ação fundamental no trabalho de marketing digital, Marcelo destaca informações importantes como gênero, idade, região, hábitos, interesses e comportamentos. Essas informações serão essenciais na hora de criar as campanhas de impulsionamento, ou seja, os conteúdos pagos, em que o administrador da página investe dinheiro para melhorar o desempenho das postagens. “O que muita gente não sabe é que nas campanhas a gente consegue segmentar além do óbvio, como por comportamentos, cargos e interesses”, destaca o executivo.
Marcelo chama atenção para o planejamento das postagens. O ideal é pensar o conteúdo e cria-lo com antecedência, levando em consideração também as datas comemorativas e os dias melhores para fazer promoções de acordo com cada negócio.
Para o palestrante, o que persuade o cliente a se engajar com a postagem é principalmente o texto. Os textos devem ser persuasivos e terem prioritariamente o que o mercado de marketing chama de “call to action”, ou seja, convites para ações, interações, como textos que incentivam os clientes a marcarem outros usuários ou que façam perguntas para o público. O texto é o responsável por engatilhar essa reação do usuário.
Sobre o tipo de conteúdo, destaca: “Fiquem atentos aos vídeos. Pesquisas já apontam que a partir de 2020, 90% dos conteúdos na internet serão feitos a partir de vídeo”.
Marcelo reforça a importância do conteúdo pago, do investimento financeiro nas redes sociais, já que hoje o alcance orgânico está ficando cada vez mais reduzido. “Quantas vezes não vemos os estabelecimentos fazerem publicações maravilhosas, mas não terem um alcance, um resultado tão bom”, indaga. Ele também indica três tipos de campanhas pagas, fornecidas como opção pela plataforma de anúncios do Facebook, que são mais assertivas para o setor de bares e restaurantes: campanhas com foco em reconhecimento de marca, em conversão de visitantes em leads, ou seja, potenciais compradores, e campanhas de consideração.
Métrica de vaidade
Marcelo explica que o comportamento das pessoas está mudando, e os usuários estão interagindo cada vez menos. Por isso a “métrica de sucesso” tem que ser agora o alcance e não mais o número de “curtidas” que uma postagem recebeu e que ficou vista como a “métrica da vaidade”. Marcelo adianta que a lógica das plataformas está mudando e a previsão é que o Instagram deixe de mostrar o número de curtida que cada postagem teve.
“As pessoas estão cada vez mais sendo tratadas como números e elas querem ser tratadas como gente. Por isso é importante humanizar a comunicação. Antes de vender temos que relacionar”, manifesta.
Por último, o palestrante reforça a importância de manter as informações do estabelecimento atualizadas no Google, pelo “Google Meu Negócio”, ferramenta gratuita que possibilita que empresas e organizações gerenciem sua presença online, administrando informações como nome, avaliação, funcionamento, telefone, endereço, fotos, perguntas e respostas, delivery, posts, avaliações e também controla o horário de pico para os clientes.
Sobre o Fórum Gestão à Mesa:
Organizado pela Abrasel em parceria com a Fispal Food Service, o Fórum Gestão à Mesa é o maior evento de conhecimento e inteligência em gestão para o setor de alimentação fora do lar no Brasil. O patrocínio é da Cielo, iFood Shop e Closeer. Em 2019, são mais de 25 nomes de peso que conduzem os temas, divididos em três palcos simultâneos: gestão e estratégia de negócio, marketing & digital e tendência e inovação. Os participantes escolhem quais paineis e palestras oferecem os conteúdos mais relevantes para o sucesso de seus negócios. Acompanhe o site e as redes sociais da Abrasel e confira a cobertura em tempo real.
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