14/05/2018 - Brasil Sabor celebra a gastronomia de norte a sul do País


Evento que celebra a gastronomia nacional acontece de 17 de maio a 3 de junho

alt

Celebrar a gastronomia, valorizar técnicas de preparo e fomentar a originalidade na cozinha. Essas são as máximas do festival Brasil Sabor, que pelo 13º ano consecutivo reúne restaurantes de todo o País em uma ode à gastronomia brasileira. Com o tema “Original do Brasil”, o evento acontece entre os dias 17 de maio e 3 de junho, realizado pela Abrasel com patrocínio nacional da Ambev. Considerado o maior festival gastronômico do Planeta, o Brasil Sabor reuniu, no ano passado, 528 restaurantes, número que deve crescer em 2018. Quem ganha é o consumidor, que poderá escolher entre inúmeras opções de pratos, vendido com valores diferenciados.

Em Palmas, com intuito de resgatar o evento e fomentar o setor da gastronomia na Capital, este ano serão cerca de 15 restaurantes participantes. O lançamento oficial acontecerá no dia 16 de Maio e os pratos serão oferecidos ao público em geral.

Para a Presidente da Abrasel no Tocantins, Ana Paula Setti Nogueira, o Festival é uma forma de divulgação dos restaurantes onde se tem a oportunidade de apresentar ao público em geral a criação de novos pratos, coloca em prática a criatividade dos cherf’s de cada casa, com utilização de produtos locais a preços acessiveis. "Proporcionamos aos estabelecimentos a apresentação destes pratos para a mídia, disponibilizamos sua criação em guias que poderão ser conhecidos por um grande número de pessoas", diz.

Abrasel no Paraná lança festival com mais de 40 pratos inéditos

No Paraná, o festival conta com 42 restaurantes e pratos inéditos. As novidades da culinária regional poderão ser degustadas em Curitiba, Pinhais, Londrina, Castro e Foz do Iguaçu. Além de experimentar novas receitas, durante as duas semanas o público será o jurado com poder de decidir se o prato deve ou não integrar o cardápio do restaurante, considerando a apresentação, sabor, preço e atendimento. “Essa brincadeira dos clientes serem os jurados fará do Brasil Sabor um grande Festival”, comenta Luciano Bartolomeu, diretor-executivo da entidade.

O Festival 2018 traz uma inovação: os clientes também terão uma experiência diferente, conhecendo as novidades do cardápio em fotos de realidade aumentada, disponíveis àqueles que baixarem o aplicativo. Basta usar o app Realidade Aumentada nas fotos das receitas para ver os pratos em movimento e sob uma perspectiva bem mais interativa.

Mato Grosso do Sul participa com 46 restaurantes

No Mato Grosso do Sul, os restaurantes participam com receitas que representem a “comida da região”, valorizando os ingredientes e as técnicas de preparo locais. Além disso, os pratos preparados são oferecidos durante o período do evento a um valor promocional.

A Abrasel no estado conta com o apoio do Sebrae/MS, que continua a série de ações temáticas iniciada em março, este mês com o Sebrae Inspira – Gastronomia. Segundo Andréa Barrera de Almeida, coordenadora do evento, o objetivo é trazer nomes de referência nacional para quem deseja empreender, se aperfeiçoar e conhecer tendências de mercado, de modo a estimular o conhecimento e a ação nos negócios. “O setor é um dos que mais cresce no País. O papel do Sebrae é ajudar a qualificar os empreendimentos, melhorando e aprimorando a gestão para que ofereçam ao cliente a melhor experiência”, afirma.

O estado participa do festival nacional com 46 bares, restaurantes e casas noturnas entre os municípios de Campo Grande, Bonito, Três Lagoas e Dourados. Pela primeira vez o lançamento do festival será aberto ao público para degustação. "Serão mil degustação distribuídas pelos restaurantes participantes associados da Abrasel. É uma oportunidade incrível para o público que aprecia a gastronomia local degustar de pratos novos, especialmente criados para o festival", explica o presidente da Abrasel no Mato Grosso do Sul,  Juliano Wertheimer.

*Com informações de Correio do Estado, Alagoas 24h, e Paraná Shop

Acompanhe a Abrasel também nas mídias sociais:

 

alt alt alt